Queimada é crime: Guarda Civil Municipal intensifica atendimentos de denúncias



Durante o período mais extenso de estiagem, que vai do mês de abril até setembro, cresce a incidência de focos de queimadas realizadas de forma irregular. Por essa razão, o Grupamento de Meio Ambiente - GMAT da Guarda Civil Municipal de Varginha intensifica as fiscalizações e, consequentemente, as multas para este tipo de ocorrência.
 
A prática de colocar fogo em terrenos baldios, pastos, matas ou em outros lugares configura crime, conforme artigo 250 do Código Penal (pena de 3 a 6 anos) e conforme artigo 41 da Lei 9605/98 (pena de 2 a 4 anos), além de multa. Caso o autor da queimada não seja flagrado no ato, o proprietário será responsabilizado.
 
A participação da população é muito importante no combate às queimadas e outros crimes ambientais. A Guarda Civil Municipal de Varginha recebe denúncias desta natureza pelos telefones 153 e 3690-2714.



Queimadas
As queimadas podem começar por causa das intempéries da natureza, porém, o maior agente causador das mesmas é o homem. Às vezes, por negligência, jogando pontas de cigarro na beira de matas, outras, por perpetuar técnicas de limpeza de terrenos e pastos, usadas há décadas, sem o devido cuidado. O fato é que os efeitos causados pelos incêndios provocam diversos danos ao ecossistema.
 
Além dos danos ao meio ambiente, a fumaça das queimadas aliada a baixa umidade do ar, traz efeitos nocivos à saúde das pessoas. A consequência disto é o aumento no número de atendimentos por doenças respiratórias.