Covid-19: GCM e Semus atuam em nova etapa das barreiras de monitoramento



Como aconteceu nos meses de maio e junho, a Guarda Civil Municipal de Varginha atuou, em parceria com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, nesta nova etapa de barreiras de monitoramento, montadas para orientar os motoristas que chegam à cidade. As barreiras ficaram ativas entre 15 e 19 de julho.

Esta é uma das ações da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que visa intensificar a prevenção e o combate ao Coronavírus, com destaque para o “Dia D de Combate à Covid-19”, realizado na última quarta-feira (15/07). A iniciativa visou a mobilização e união de todos os segmentos da sociedade para as medidas de enfrentamento, com o intuito principal de aumentar o índice de isolamento social.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, explica que foi projetado para meados de julho o pico de casos da Covid-19 em Minas Gerais, cujos estudos epidemiológicos apontaram mais precisamente para 15 de julho.



“Desse modo, faremos realizar intensa campanha de orientação e conscientização acerca das medidas de prevenção à Covid-19 na segunda quinzena deste mês, incluindo treinamentos, discussão e ajustes dos planos de contingência de todos os segmentos de atividades essenciais e das não essenciais, mídias sociais, vídeos educacionais, lives, discussões e reflexões sobre nossa realidade epidemiológica local, ações dos servidores locais das UBS da atenção primária e secundária, ações da Vigilância Sanitária, intensificação das ações da vigilância ambiental, barreiras de monitoramento e educativas e formação de opinião junto das cidades vizinhas para sintonia das medidas”, explicou o secretário, que recebeu total apoio do prefeito Vérdi Melo nesta programação.

Ao longo dos cinco dias desta etapa, a GCMV disponibilizou cerca de 60 agentes para as barreiras de monitoramento, o que representa mais de 50% do efetivo total da corporação. Os pontos de barreira foram as avenidas Princesa do Sul, Castelo Branco e Almirante Barroso.