A Guarda Civil Municipal de Varginha informa que, na manhã deste domingo (21/12), uma equipe que fazia a ronda flagrou diversos motociclistas realizando manobras ilegais em vias públicas de diferentes bairros, colocando em risco a segurança, a vida e o patrimônio das pessoas. Ao passarem pela Avenida Perimetral, que liga a Avenida Celina Ferreira Otoni à Avenida dos Tachos, os motociclistas desobedeceram à ordem de parada dos agentes, evadindo-se pela contramão e, alguns, adentraram em um cafezal situado às margens da via.
Um dos agentes, durante a ocorrência, relatou que um dos envolvidos, o que estava na garupa de umas das motocicletas, fez gestos bruscos e de evidente ameaça, em atitude que o levou a crer estar o indivíduo portando arma de fogo, ocasionando disparos durante a ocorrência. Após diligências, constatou-se que três indivíduos foram atingidos pelos disparos efetuados, sendo que dois dos indivíduos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam atendimento médico imediato, sem risco de morte. O terceiro indivíduo foi encontrado já sem vida, tendo sido tomadas as providências legais para a remoção.
Toda a ocorrência foi devidamente registrada e encaminhada à autoridade policial competente, ficando, a investigação criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil. Paralelamente, a Corregedoria da Guarda Civil Municipal instaurou Processo Administrativo Disciplinar com o objetivo de apurar as circunstâncias da ação e a conduta dos agentes envolvidos. O agente que efetuou os disparos teve a arma de fogo recolhida, a qual foi entregue à Polícia Judiciária para a realização das perícias e outras providências que se fizerem necessárias. Ainda, o agente foi imediatamente afastado das atividades operacionais, permanecendo à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos e procedimentos legais.
A Guarda Municipal esclarece que está à disposição das autoridades responsáveis pela investigação criminal e colaborará para que tudo seja devidamente esclarecido.
Ainda, a Guarda Municipal lamenta que a ocorrência tenha culminado na perda da vida de um dos envolvidos e, ao mesmo tempo, consigna que preza pelo absoluto respeito às leis, motivo pelo qual o caso também será rigorosamente apurado pela Corregedoria da Instituição e que, se constatado qualquer excesso ou ilegalidade por parte do(s) agente(s), as providências legais e disciplinares serão tomadas e o(s) envolvido(s) devidamente punidos.
