GCM participa da primeira reunião da Comissão Especial de Trabalho – Libras

Na última quarta-feira (19/10) foi realizada na Secretaria Municipal de Educação a primeira reunião dos membros da Comissão Especial de Trabalho - Libras.

Participaram do encontro profissionais das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Habitação e Desenvolvimento Social, de Esporte e Lazer, representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Câmara Municipal e da Guarda Civil Municipal de Varginha.

A reunião contou também com a participação de representantes da comunidade surda, para que possam colaborar com a construção de um planejamento de ações que atenda às necessidades deste público.

A Língua Brasileira de Sinais - Libras foi oficializada no município através da Lei Municipal Nº 6.829/2021.

O objetivo desta Comissão de Trabalho, constituída pela Portaria nº 18.825/2022, é avaliar, criar e definir mecanismos e formas de apoiar o uso e divulgação da Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação das pessoas surdas, que a utilizam no município.

As reuniões acontecerão mensalmente e a comissão visa propor ações que contribuam para a garantia dos direitos das pessoas surdas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Texto e foto: Roberta Sarmento/SEDUC