Bombeiros e GCM realizam manejo pioneiro contra queimadas no Parque São Francisco

O Corpo de Bombeiros de Varginha, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Varginha, realizou nos dias 14 e 15 de junho um mutirão para manejo de fogo controlado no Parque Municipal São Francisco. O manejo é uma ação pioneira em Minas Gerais e visa prevenir futuras queimadas no interior do parque.

O objetivo do manejo controlado é utilizar o fogo como ferramenta de gestão, realizando aceiros e linhas negras como forma de prevenir a incidência de incêndios em vegetação no Parque São Francisco, propiciando o fortalecimento da vegetação nativa com o intuito de recuperar a área de mata consumida pelas chamas em anos anteriores.

Segundo informações dos Bombeiros e da GCM, todos os anos são registrados diversos incêndios em vegetação no interior e entorno do parque. Ano após ano os incêndios reduzem a área de mata no interior do parque, propiciando às espécies invasoras uma ótima condição para dominar o espaço onde antes estavam as árvores.

O Parque Municipal São Francisco conta com aproximadamente 130 hectares de vegetação, sendo considerada a segunda maior reserva em área urbana na América Latina. Para o manejo de fogo aplicado no parque foi trazida uma nova técnica por bombeiros de Juiz de Fora, que passaram por qualificação e treinamento em Portugal.

Além do apoio da Guarda Civil Municipal, que deslocou parte do seu efetivo para atuar em campo durante o manejo, o Corpo de Bombeiros também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.