Projeto "Guarda Por Mim" é lançado pela Associação de Guardas Civis Municipais

O lançamento do projeto “Guarda por Mim" ocorreu no último sábado (15) em Varginha, na Praça do ET, em frente a Concha Acústica, juntamente com a abertura do Maio Amarelo, dedicado à Segurança no Trânsito. A iniciativa é da Associação de Guardas Civis Municipais (AGCM), em parceria com a Guarda Civil Municipal de Varginha, e tem como objetivo principal, preservar vidas.

“O projeto tem como foco principal a orientação das crianças para tê-las como parceiras e fiéis fiscalizadoras de seus pais e outros adultos. A proposta do evento é diminuir o número de acidentes com veículos causados pelo uso indevido do celular”, enfatizou o vice-prefeito Leonardo Ciacci, elogiando a iniciativa da AGCM de alertar a população do risco de acidentes e dos seus impactos na sociedade.

A Campanha busca conscientizar crianças e adultos a guardar o celular quando da condução de veículo; divulgar o artigo do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe o uso e manuseio de celular ao volante (Artigo 252, parágrafo único do CTB); enfatizar a necessidade da Educação para o Trânsito conscientizando a sociedade de que o uso indevido de celular ao volante gera acidentes; evitar ou diminuir acidentes provocados pelo uso do celular enquanto na direção de veículos; evitar ou diminuir possíveis acidentes com pedestres vítimas de atropelamento devido ao uso de celular ao volante; evitar ou diminuir colisões e acidentes de pequena monta devido à distração pelo uso do celular.

“Nossa missão é fomentar ações que diminuam os acidentes e seus impactos sociais”, conta a GCM Gilma Jardim, coordenadora do projeto e Diretora Educacional da AGCM. “Somente sensibilizando a sociedade conseguiremos mudar o comportamento, e a atitude dos condutores quanto à não utilização do telefone celular durante a condução de seus veículos, a fim de diminuir o índice de mortes e acidentes devido ao uso de celular ao volante”, concluiu.

O lançamento do projeto ocorreu primeiramente na Praça do ET, onde houve concentração das pessoas que saíram em carreata até o Parque Centenário. No parque houve a abertura oficial do Projeto "Guarda por Mim" e a abertura do "Maio Amarelo", que marcam uma profunda reflexão sobre a responsabilidade no trânsito.