Governador entrega caminhão de Brigada de Incêndio para o Aeroporto de Varginha

O governador Romeu Zema esteve em Varginha nesta segunda-feira (11/01) para diversos compromissos, entre eles a entrega oficial de um caminhão de Brigada de Incêndio para equipar o Aeroporto Regional de Varginha. Zema foi recepcionado pelo prefeito Vérdi Lucio Melo.

O caminhão modelo Scania P360, com dois canhões com capacidade de 360 galões por minuto, tem sua carga de 200 Kg de pó químico e 200 litros de LGE, líquido gerador de espuma. Os canhões possuem alcance de 70 metros de efetividade.

A Brigada de Incêndio do Aeroporto Major Brigadeiro Tromposwsky é formada por um grupamento da Guarda Civil Municipal de Varginha, treinado e capacitado pela Aeronáutica para agir em situações adversas.

O Aeroporto de Varginha já possui um caminhão de Brigada de Incêndio do mesmo modelo do veículo que será entregue. Os dois caminhões elevarão a categoria contra incêndio proporcionando mais segurança para as operações realizadas no aeroporto municipal.

Grupamento de Bombeiros Aeródromos
O Grupamento de Bombeiros Aeródromos (GBA) da Guarda Civil Municipal de Varginha, lotado no aeroporto da cidade, realiza diuturnamente fiscalização do espaço, estando em pronta resposta para possíveis incidentes ou acidentes aéreos.

Hoje, sob a supervisão do Subinspetor Nunes, a equipe realiza este cumpre as normas de segurança exigidas pela ANAC (Resolução 279/2013), o que colabora com a manutenção do Aeroporto de Varginha como apto e cadastrado oficialmente no ROTAER para desempenhar diversas atividades aéreas.

Para estarem aptos a compor o GBA, os Guardas Civis Municipais de Varginha participaram de um curso de capacitação de formação de bombeiro de aeródromo do Projeto de Formação de Bombeiros Aeródromos, patrocinado pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR).