GCMV lança Operação Natalina com foco em segurança e prevenção à Covid-19

A Guarda Civil Municipal de Varginha lançou nesta quinta-feira (03/12) a Operação Natalina de 2020. O efetivo da corporação será reforçado em toda a área central, com dois objetivos primordiais: garantir a segurança das pessoas durante as compras e garantir que medidas de combate à Covid-19 sejam respeitadas nas ruas e comércios.

Antecipando os horários especiais do comércio para o Natal, que este ano têm início em 15 de dezembro, de acordo com o decreto municipal nº 10.132, a Guarda Civil Municipal de Varginha já intensificou o patrulhamento preventivo e as fiscalizações na área central da cidade.

E, a partir de 15/12, iniciará turnos em horários especiais, entre manhã, tarde e noite, cobrindo assim todo o expediente do comércio, que tradicionalmente funciona em horário estendido para as compras de Natal e fim de ano. Essa medida também garante a segurança de comerciantes e colaboradores após o fechamento das lojas.

A Operação Natalina da Guarda Civil Municipal mobiliza equipes de todos os grupamentos da corporação, portanto, além das equipes em viatura e motopatrulha, agentes serão distribuídos em duplas, conforme planejamento, circulando a pé pelas principais ruas do centro.

Covid-19
Além do patrulhamento preventivo a fim de preservar a segurança e tranquilidade das pessoas, este ano é particular e exige cuidados redobrados de higiene e distanciamento em razão da pandemia de Covid-19, que voltou a apresentar números preocupantes nas últimas semanas.

A Guarda Civil Municipal tem o compromisso de intensificar as fiscalizações nas ruas e principalmente nas lojas e comércios, neste final de ano, com o intuito de fazer valer os protocolos de prevenção e combate à doença, além dos decretos estabelecidos pela Prefeitura de Varginha que tratam da pandemia.

Para isso, a GCMV conta também com o apoio e respeito da população para as medidas básicas, apresentadas rotineiramente por órgãos oficiais e de imprensa. Tais como, uso de máscara da maneira correta, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social, como em filas, calçadas e praças de alimentação.