Linha chilena ou com cerol é crime; GCM intensifica fiscalização em Varginha

A equipe de motopatrulha da Guarda Civil Municipal (Romu) intensificou nas últimas semanas a fiscalização quanto ao comércio e utilização de linha chilena e linha com cerol em Varginha. A prática é crime, e, em caso de flagrante, o autor poderá ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil. No caso do autor ser menor de idade, será encaminhado à Depol com seu responsável legal.

Uma prática comum neste tipo de ocorrência é que, ao avistarem os agentes na moto patrulha, os infratores abandonam suas carretilhas e outros materiais e fogem para matas ou cafezais, onde não é possível a abordagem dos mesmos, já que estes locais não permitem o acesso com as motocicletas da GCMV.

Lei Municipal
Conforme a Lei Municipal nº 5.753 / 2013, fica proibido o uso de pipas e papagaios com linha cortante (cerol ou linha chilena) e o comércio de linha cortante (cerol e/ou linha cortante) em áreas públicas e comuns em todo o território do Município de Varginha.

Ainda segundo a lei, fica proibida a venda de linha cortante composta por cola e vidro moído (cerol) e/ou linha chilena, linha com mistura de cola e pó de quartzo e óxido de alumínio, em quaisquer estabelecimentos, comerciais ou não, do Município de Varginha.

O descumprimento da lei resulta em pagamento de multa mínima no valor de R$ 100,00 e máxima no valor de R$ 1.000,00, a ser fixada e escalonada em regulamento, observada a correção monetária por índice oficial.

Na hipótese de ser criança ou adolescente o infrator, na primeira infração, não haverá a incidência da multa, devendo a criança ou adolescente ser encaminhado ao Conselho Tutelar para as devidas orientações.

De acordo com a lei, havendo reincidência por parte do infrator criança ou adolescente, este se sujeita à multa citada anteriormente, devendo os pais ou representantes legais arcarem com o pagamento da referida multa.