Prefeito Antônio Silva e profissionais da saúde traçam metas de enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura de Varginha vem acompanhando os casos de suspeita de Coronavírus (Covid-19) desde a manhã de quarta-feira (26/02), quando integrantes de uma família que havia retornado da região da Lombardia, na Itália, apresentaram sintomas da doença, e foram transferidos para Pouso Alegre.

Nesta quinta-feira (27/02), o prefeito Antônio Silva, juntamente com o vice-prefeito Vérdi Melo, reuniu com profissionais da saúde pública (Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Bom Pastor, UPA e Unidades Básicas) para discutir ações a serem tomadas, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

“Tivemos uma situação em Varginha de casos suspeitos da doença; estamos monitorando, dando todo o amparo as famílias envolvidas; criamos um grupo de trabalho envolvendo o Hospital Bom Pastor, a UPA, a Secretaria de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde, para acompanhar toda esta situação. Estamos preocupados, mas, ao mesmo tempo, queremos tranquilizar a população de que estamos tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença, em especial as medidas preventivas e para isso esperamos contar com a colaboração de toda a população”, disse o prefeito.

Monitoramento de casos suspeitos
A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha esclarece que está monitorando os casos suspeitos de Coronavírus de pacientes procedentes da região da Lombardia, na Itália, e ressalta que, tão logo recebeu a notificação, os serviços de saúde foram acionados para condução, esclarecimentos e tomada de medidas.

Seguindo o Protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, das pessoas envolvidas, três foram encaminhadas para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, que é referência (no momento) para atendimento de casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus. Um quarto caso foi atendido no hospital Humanitas de Varginha, onde a pessoa permanece internada sob os cuidados necessários dos profissionais daquela unidade.

Ressaltamos que os familiares destas pessoas, que se encontram internadas, estão sendo monitorados e permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Todas as informações sobre a situação podem ser esclarecidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assessoria de Comunicação da Prefeitura, evitando informes não oficiais. Relacionamos abaixo, orientações básicas e importantes para o controle da doença.

Como prevenir o Coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Ficar em casa quando estiver doente.
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.