GCMV intensifica fiscalização contra o uso de cerol e linha chilena em Varginha

A Guarda Civil Municipal intensificou a fiscalização contra venda e uso de cerol e linha chilena em Varginha. Isso porque durante os meses de julho e agosto, em razão de férias escolares e dos fortes ventos, aumenta o número de crianças e adolescentes que brincam de pipa, e consequentemente, o número de apreensões de linhas chilenas ou com cerol.

Vale ressaltar que a venda desse tipo de linha é proibida no município, pela lei n° 5.753/2013, e no estado, pela lei n° 14.349/2002. No caso de comércios que vendem esse tipo de material, quem faz a fiscalização é o Setor de Posturas da Prefeitura, As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3222-9258.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar não tem a atribuição de fiscalizar comércios que vendem esse tipo de linha. Porém, nas ruas ou em qualquer outro lugar, por meio de denúncias ou durante patrulhamento, a GCMV e a PM pode apreender as linhas, o menor pode ser apreendido e, em caso de maior de idade, pode ser preso. Denúncias podem ser feitas pelo 153 e 190.

Risco de acidentes
O uso de cerol e linha chilena pode feriar gravemente, principalmente pedestres e motociclistas, mas também quem faz uso dos mesmos. Muitas campanhas de conscientização vêm sendo feitas para evitar estes casos.

No dia 22 de julho, um adolescente de 13 anos ficou ferido, no bairro Vila Barcelona, após ser atingido por uma linha chilena. Segundo o Corpo de Bombeiros, o menino caminhava com o pai no passeio, quando ao passar próximo à Escola Camilo Tavares, foi surpreendido por uma linha chilena, que ficou esticada após se enroscar na catraca de uma motocicleta.

Ainda conforme os bombeiros, a linha cortou as duas pernas do menino. Um enfermeiro que passava pelo local fez um primeiro curativo no adolescente, antes da chegada dos bombeiros. Um menino de 11 anos foi identificado como o dono da linha. A Polícia Militar foi acionada no local. A vítima foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Atendimento.

Apreensões
Na segunda-feira (22/7), linhas chilenas e com cerol foram apreendidas em uma praça no bairro Bouganville, após denúncias anônimas. A Guarda Civil Municipal compareceu ao local e encontrou as linhas no chão, mas os adolescentes já tinham saído.

Na terça-feira (27/7), mais duas apreensões foram realizadas no bairro Imaculada Conceição, onde um menor ao ver a aproximação das viaturas, correu para dentro de uma casa.

No mesmo dia, na Vila Paiva, uma grande quantidade de linha chilena e cerol foi apreendida pelas equipes da Guarda Civil, também após denúncias anônimas.

No início do mês de julho, agentes da GCMV apreenderam linhas chilenas no Cemitério Municipal. Como acontece da maior parte dos casos, os adolescentes deixaram para trás várias pipas e carretéis, correndo antes da chegada da viatura.