GCM de Varginha impede desmatamento em área de preservação ambiental

Na manhã de quinta-feira (5/4), a Guarda Civil Municipal de Varginha recebeu várias denúncias que em um sítio próximo ao Bairro Vale dos Ipês em Varginha aproximadamente dez funcionários estavam cortando arvores em uma mata, próximo a uma área de preservação ambiental (APA).

As equipes tiveram bastante dificuldade de chegar no local que é de difícil acesso em uma mata fechada. No local foram encontrados os trabalhadores do sítio que estavam com moto serras fazendo o corte de árvores das espécies aroeira, cedro e ipê, em uma área de preservação ambiental, que possui uma nascente de água.

O proprietário da fazenda compareceu ao local e disse aos guardas que não sabia que se tratava de uma área de preservação ambiental , e que os funcionários estavam fazendo a limpeza do pasto.

Segundo o subinspetor Roberto, do Grupamento de Meio Ambiente, atualmente existem duas leis de crimes ambientais. A primeira é lei 9605/98, e a segunda é a lei municipal 2974/97.

O proprietário foi autuado no valor de R$ 3,6 mil reais. O Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) também esteve no local e irá investigar o caso.