GMAT realiza ações contra queimadas e outros crimes ambientais em Varginha



A Guarda Civil Municipal de Varginha, por meio do GMAT – Grupamento de Meio Ambiente, realizou diversas ações preventivas e também repressivas à prática de crimes ambientais durante o mês de maio.

Somente neste mês foram registrados 42 Autos de Infração Ambiental (AIA) para os proprietários de terrenos e lotes, e também indivíduos causadores das queimadas.

Queimadas
A Prefeitura de Varginha, preocupada com os altos índices de queimadas no município, lançou a campanha “Queimada não é limpeza, é crime”. O objetivo da campanha é orientar a população de que a prática de queimada é considerada crime.

De acordo com o Código Penal, artigo 250, a prática de colocar fogo em terrenos baldios, pastos, matas ou em outros lugares configura crime. A pena prevista pode ser de 3 a 6 anos, além do pagamento de multa.

 Além dos danos ao meio ambiente, a fumaça das queimadas aliada a baixa umidade do ar, trazem efeitos nocivos à saúde das pessoas. A consequência disto é o aumento no número de atendimentos por doenças respiratórias.

 A participação da população é muito importante no combate às queimadas. Para denúncias, ligue para a Guarda Civil Municipal de Varginha, no número 153.