Guarda Civil Municipal recebe armamento para utilização em ações preventivas

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (07/03), a Guarda Civil Municipal de Varginha recebeu parte dos armamentos que serão utilizados em breve por seus agentes, que passam por treinamento para manuseio de arma de fogo desde dezembro de 2021, com previsão para o término em abril.

As armas e equipamentos recebidos nesta segunda-feira foram adquiridos por meio de recursos municipais e de emendas apresentadas pelos então vereadores Leonardo Ciacci, Dudu Ottoni e Carlinhos da Padaria, presentes no evento, na legislatura passada. São elas: cinco espingardas calibre 12, munições de calibre 12 (anti-tumulto), munições para pistolas .40, porta carregador e coldres.

De acordo com o diretor da Guarda Civil Municipal, Marcos Cleber Sales, “a aquisição do armamento será de grande importância para o crescimento da instituição, otimizando os trabalhos preventivos e ampliando a capacidade operacional de pronta resposta quando necessário”.

Segundo o comandante da Guarda, Gerson Alves da Trindade, o principal objetivo é utilizar o armamento em ações preventivas, e, neste primeiro momento, para dispersão em caso de tumultos. Por isso, segundo ele, serão utilizadas munições de borracha.

Durante a cerimônia, o prefeito Vérdi Lúcio Melo falou da importância das armas tanto para a população quanto para os agentes da GCMV. “O armamento vem para garantir a segurança da nossa população e da nossa GCM. Já tivemos acontecimentos graves em nossa cidade, que nossa Guarda esteve presente, correndo risco de vida. Mas agora, com armas de fogo, os agentes poderão enfrentar o perigo, resguardando suas vidas e da nossa população’, disse o prefeito.

A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito, Leonardo Ciacci, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Zilda Silva, do secretário de Planejamento, Ronaldo Gomes Lima Júnior, representantes do Corpo de Bombeiros e instrutores do Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Técnica para o Manuseio de Arma de Fogo, promovido pela GCMV.

O curso já na fase final e contempla aulas teóricas e práticas para o manuseio e utilização de arma de fogo, com duração total de 160 horas/aulas.

O objetivo do curso é proporcionar aos GCMs o adequado conhecimento e a utilização de equipamento letal, no estrito cumprimento do dever legal, fundamentado no ordenamento jurídico vigente, viabilizando o processo de segurança pública no município, por meio de qualificação e capacitação, com estrita observância às regras determinadas na Lei Federal nº 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento, que foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.847/2019.