A Guarda Civil Municipal de Varginha realizou, nesta
segunda-feira (29/11), a aula inaugural do “Curso de Formação, Treinamento e
Capacitação Técnica para o Manuseio de Arma de Fogo”. O curso capacitará os 88 agentes da instituição para utilizar arma de fogo no exercício da profissão.
O objetivo do curso é proporcionar aos Guardas Civis Municipais de Varginha o adequado conhecimento e a utilização de equipamento letal, no estrito cumprimento do dever legal, fundamentado no ordenamento jurídico vigente, viabilizando o processo de segurança pública no município, por meio de qualificação e capacitação, com estrita observância às regras determinadas na Lei Federal nº 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento, que foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.847/2019.
O prefeito Vérdi Melo, que esteve presente na solenidade,
falou na importância do papel da Guarda Civil Municipal para a segurança da
população. “A Guarda tem sido grande parceira da administração. Durante a
pandemia ela esteve ao nosso lado, trabalhando na fiscalização dos protocolos,
auxiliando na UPA e no Hospital de Campanha.”
Tivemos recentemente um episódio que poderia ter sido catastrófico se não fosse a atuação da polícia, e a nossa Guarda esteve presente auxiliando. Mas tudo isso nos mostrou que necessitamos de uma GCM armada, preparada e capacitada para defender nossa população, disse Vérdi.
Também o vice-prefeito Leonardo Ciacci enalteceu o papel da GCMV. “Temos uma Guarda formada e preparada para atuar na segurança pública. E agora, com essa capacitação, damos um grande passo para que seja armada”.
A solenidade também contou com as presenças da Presidente da Câmara, Vereadora Zilda Silva, do Secretário do Governo, Honorinho Ottoni e do Secretário de Planejamento, Ronaldo Lima Júnior. Também estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal de Guaxupé, que já trabalha armada.
O efetivo da GCMV foi dividido em 5 turmas, seguindo a matriz curricular da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das Guardas Civis Municipais, estabelecida pela Coordenação Geral de Controle de Serviços e Produtos da Polícia Federal, contemplando aulas teóricas e práticas para o manuseio e utilização de arma de fogo, com duração total de 160 horas/aulas.
“Senhores agentes da 1ª turma desse curso, os senhores devem ter a noção da importância das suas presenças aqui hoje, pois estão fazendo história dentro da vida dessa reconhecida instituição, estamos participando do momento de marcar definitivamente a passagem da GCMV para a maioridade. Este momento representa o início de um novo rumo para todos nós, que fazemos parte dessa respeitada Instituição”, disse o diretor da GCMV, Marcos Cleber Salles.
O curso será ministrado pelos instrutores Ronaldo Lima Júnior, GCM Jaércio Alves da Trindade, GCM Helder Vitor da Silva, Capitão BM Ventura, e pelo proprietário da Escola de Tiros Alvorada, Gustavo Miranda de Oliveira.