Prefeitura desenvolve novo aplicativo que irá modernizar trabalhos da GCM de Varginha

Na data em que se comemora o Dia do Guarda Civil Municipal, 3 de setembro, a GCM de Varginha recebeu um presente da Prefeitura de Varginha. Um aplicativo para aparelhos smartphones, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Sepla) em conjunto com o Departamento de Tecnologia de Informação (TI), que permitirá a agilidade na execução de boletins de ocorrência, hoje feitos manualmente.

A entrega simbólica do aplicativo e dos celulares aconteceu na última sexta-feira (03), com a presença do prefeito Vérdi Melo, do comandante da GCM, Gerson Alves da Trindade, do Secretário de Planejamento, Ronaldo Sila, e do diretor do Departamento de Informática, Luciano Cambraia.

Na oportunidade, Vérdi falou da busca pela evolução tecnológica e da Cidade Inteligente. “Um projeto amplo que já estamos estudando, já iniciamos as ações, e para o ano que vem, esperamos avançar ainda mais em serviços que resultarão em mais segurança e qualidade de vida para a população e que, consequentemente, motivem a vinda de novos investidores para Varginha”, disse.

"Já estamos pontualmente evoluindo tecnologicamente, a exemplo desse aplicativo que hoje entregamos para auxiliar, dar mais eficiência e agilidade aos serviços da Guarda Municipal. Lembrando ainda que recentemente a prefeitura entregou um aplicativo para os agentes da dengue, a fim de auxiliar no trabalho de campo, que já é um sucesso", completou.

Ronaldo Silva Lima Júnior, secretário de Planejamento, disse que através de estudos foi percebida uma lacuna nas atividades da GCM, que é a demora no preenchimento manual do Boletim de Ocorrência. "É o que esperamos corrigir com o aplicativo e também dinamizar seus atendimentos. Agora, as estatísticas vão surgir em tempo real. Os gestores da Guarda terão uma ferramenta para identificar os tipos de ocorrências locais. Nada mais será manual. Tudo será online e em tempo real”, explicou o secretário.

De acordo com o diretor do Departamento de Informática, Luciano Cambraia, o aplicativo foi desenvolvido pelos servidores Marcelo e Adriano, do TI, a quem ele fez questão de agradecer, seguindo as orientações do prefeito Vérdi Melo.