GCM e Vigilância Ambiental encontram vários focos de Aedes Aegypti no centro de Varginha

Na tarde desta quarta-feira (22/04), solicitada pelo setor de Vigilância Ambiental, a Guarda Civil Municipal de Varginha compareceu até a Rua Dr. Arnaldo, no Centro, para apurar denúncia de possíveis focos de dengue em um terreno abandonado, onde até pouco tempo funcionava um lava-jato.

Segundo o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, José Donizeti de Souza, como não houve êxito em localizar o proprietário do imóvel, foi preciso acionar um chaveiro para abrir o portão e fazer a vistoria completa do ambiente. A mesma foi realizada juntamente com os agentes da Guarda Civil.

Ao adentrar no local, foram encontrados pneus a céu aberto com água parada e duas caixas d’água destampadas, além de muita sujeira. Em ambos os materiais, foi constatada a existência de diversos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças graves, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Foram realizados o recolhimento dos materiais citados, além de outros inservíveis, e a limpeza no local, para evitar a proliferação das larvas do mosquito e possíveis contaminações. A Vigilância Ambiental vai notificar proprietário do imóvel, que poderá ser multado caso não cumpra as exigências legais.

Tanto a Guarda Civil Municipal, pelos telefones 153 e 3690-2714, como a Vigilância Ambiental, pelo telefone 3690-2230, recebem denúncias desta natureza. É importante que todos sejam vigilantes em suas comunidades, denunciando e evitando que o Aedes Aegypti cause maiores danos à população.