Coronavírus: Semus adota recomendações para as Unidades Básicas de Saúde


Tendo em vista as ações necessárias os cuidados preventivos necessários para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, a Comissão de Prevenção, Controle e Enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), adotou algumas recomendações que passam a valer a partir desta semana nas UBSs. Sendo elas:

As Unidades de Saúde estão adotando medidas preventivas, visto que no Município os casos suspeitos estão em monitoramento.

As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para o atendimento dos casos sintomáticos respiratórios (síndrome gripal), e estarão com a agenda aberta para demanda espontânea, prioritariamente.

As Unidades Básicas de Saúde estão orientadas a suspender os agendamentos eletivos (consultas médicas e odontológicas), exceto aqueles casos mais urgentes,priorizando aquelas pessoas que apresentem insuficiências respiratórias.

Todas as pessoas que chegarem às unidades para atendimento, serão acolhidas e orientadas, pois as consultas serão destinadas aos casos prioritários.

A orientação é suspender o controle de hipertensos e diabéticos, que são mais vulneráveis, e todos os grupos de atividade nas unidades coletivas, a exemplo do tabagismo e atividades físicas, a fim de evitar aglomerações.

“Estamos estruturando os atendimentos prioritários em domicílio, conforme vulnerabilidade dos casos, dando prioridade aos problemas respiratórios. Pedimos às gestantes e aos responsáveis por crianças de colo, que liguem na Unidade de referência para saber a data e hora dos atendimentos, quando for de extrema necessidade, evitando aglomerações e saídas desnecessárias. Aconselhamos ainda a população a chegar às Unidades após o horário de abertura, evitando filas e aglomerações”, explicou o Secretário de Saúde, Mário Carvalho Terra.