GCM investe na capacitação de agentes para atuar em casos de tentativa de suicídio

A Guarda Civil Municipal de Varginha agora tem agentes capacitados para atender situações de tentativa de suicídio. O Subinspetor Nilson da Silva e a Agente GCM Josilane de Souza receberam o certificado de conclusão do treinamento de “Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio”, ministrado pelo 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, de 9 a 13 de setembro, no Via Café Garden Shopping.

Foram 40h de aulas com conteúdos como psicologia do suicídio, procedimentos teóricos, abordagem técnica, gerenciamento de ocorrências envolvendo tentativas de suicídios inclusive com situações de incêndio, explosão e táticas de combate, práticas de salvamento em altura, precipitação a altura, empatia e abordagem de diversos.

Cerca de 40 pessoas participaram do curso entre militares, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, da Secretaria de Saúde, Núcleo de Capacitação para Paz – Nucap. Para o diretor da Guarda Civil Municipal, Orivaldo Mendonça, “é de fundamental importância a constante capacitação do nosso efetivo e nesse caso especialmente porque a qualquer momento podemos nos deparar com situações dessa natureza. Reforçamos ainda toda nossa atenção ao Setembro Amarelo que é o mês de combate ao suicídio”.

O Diretor adiantou que pretende inclusive acrescentar na grade de formação essa capacitação. “Pretendemos também estender essa capacitação aos atendentes do Centro de Comunicações, Cecom, uma vez que a Guarda já recebeu ligações de pessoas com indícios de que queriam suicidar”, afirma.

Por enquanto, os dois agentes que fizeram o treinamento irão compartilhar com o efetivo o conhecimento adquirido, inclusive a apostila.

O Subinspetor Nilson avalia o curso como muito bom, dinâmico e com uma metodologia diferenciada. “Fomos capacitados para trabalhar com a empatia, para criar um vínculo, já que os estudos comprovam que a tendência da pessoa repetir essa intenção é considerável”.