Cerimônia marca encerramento do Treinamento Básico Operacional da GCMV

Após dois meses de aulas teóricas e práticas, a Guarda Civil Municipal de Varginha encerrou nesta sexta-feira (30/8) o Treinamento Básico Operacional (TBO), curso gratuito que visou a recapacitação de agentes da GCMV e de agentes de segurança de Varginha e região, com coordenação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento.

Para encerrar o curso foi realizada uma cerimônia com a presença de diversas autoridades do município, como o prefeito em exercício Vérdi Lúcio Melo, o vereador Leonardo Ciacci, representando a Câmara Municipal, o delegado regional de Polícia Civil, Wellington Clair, além de instrutores do TBO e os alunos da última turma.

Participaram do curso cerca de 110 profissionais da área de segurança, entre guardas civis municipais de Varginha, Três Pontas e Boa Esperança, além de vigilantes da Câmara Municipal de Varginha e privados. Os instrutores se dividiram entre agentes da GCM de Varginha, professores convidados e palestrantes.

O Treinamento Básico Operacional foi dividido em 09 turmas, entre os meses de julho e agosto, com duração de uma semana para cada turma e carga horária total de 40 horas. Todos os participantes receberam certificado emitido pelo Centro de Formação da GCMV no final do curso.

Disciplinas ministradas
Entre as disciplinas, Ordem Unida, Direito Penal, Processual Penal, Direito Ambiental, Redação de Documentos, Gestão de Pessoa e Motivacional, Código de Trânsito Brasileiro, Lavratura de AIT (Auto de Infração de Trânsito), Segurança Comunitária, Patrulhamento Escolar, População em Situação de Risco, Direitos Humanos, Técnicas e Procedimentos para Patrimônio, Uso Proporcional e Progressivo da Força, Técnica de Varredura e Leitura de Ambiente, Técnicas de Adentramento, Condução de Veículos e Motocicletas, Técnicas de Abordagem, Libras e Defesa Pessoal, além de aulas sobre o artigo 5º da Constituição Federal, leis 13022/2004 e 4003/2003 e decretos 3520/2004, 6508/2013, 8380/2017, e uma palestra sobre Educação no Trânsito.