Parceria entre Senasp e IF Sul de Minas vai possibilitar capacitação de agentes da GCMV

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF) assinaram no mês de abril acordo de cooperação técnica para a formação e capacitação de agentes de segurança pública em todo o país.

Para dar andamento à parceria e conhecer mais sobre o projeto, os subinspetores Roberto e Gislaine, da Guarda Civil Municipal de Varginha, foram até o IF Sul de Minas de Pouso Alegre, no mês de maio, para reunião com representantes da instituição. E já na próxima semana, o diretor administrativo da GCM, Orivaldo Mendonça Machado, se reunirá com a reitoria do IF para acertar os últimos detalhes e dar início aos cursos, que serão à distância, com encontros presenciais regulares.

A iniciativa envolve curso de formação de Guarda Civil Municipal; Capacitação Continuada dos Operadores de Segurança Pública; Construção de Planos de Segurança Pública; Criação de Grupos para Diagnósticos Locais de Segurança Pública; Expansão do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública na Rede IF; Criação do Cursos de Especialização Profissional lato sensu e stricto sensu em Segurança Pública e Curso de Formação Cidadã para comunidade.

Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, o acordo é uma oportunidade ímpar para investir na carreira dos profissionais da área. “A proposta dos Institutos Federais vem ao encontro dos objetivos do Ministério da Justiça e Segurança Pública que é incentivar pesquisas, estudos e trabalhar com os recursos humanos que temos. Com essa integração e grande investimento na capacitação, conseguiremos atingir as metas do ministério de combate ao crime violento, organizado e à corrupção”, explicou Teophilo.

O número de profissionais capacitados vai depender das demandas apresentadas pela Senasp. “O potencial da nossa instituição é muito grande, em função do nosso número de campi e professores em todas as regiões do Brasil. Então, estaremos prontos para atender. Em Goiás, por exemplo, no projeto-piloto mais de mil profissionais de segurança pública já foram capacitados”, afirmou.