GCMV e Zoonoses recolhem cavalo com sinais de maus tratos no bairro Santa Mônica

Na manhã de sábado (22/6), o Centro de Comunicação da Guarda Civil Municipal recebeu uma denúncia anônima que um cavalo estava deitado e agonizando em uma avenida no bairro Santa Mônica.

Uma equipe do Grupamento de Meio Ambiente foi acionada e, ao chegar no local, encontrou o animal deitado, com sinais visíveis de maus tratos.

Os agentes conseguiram água, entraram em um matagal próximo, cortando capim para dar ao animal. Após quase uma hora, o animal conseguiu beber a água, comer e ficar em pé.

O Setor de Zoonoses foi acionado e recolheu o animal. Ainda segundo a denúncia, o proprietário teria andado no cavalo até deixa-lo naquelas condições.

Vale ressaltar que maus tratos a animais é crime, previsto na Lei. 9605/1998, e, além de multa, prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção.

Infelizmente se tornou rotina encontrar cavalos e vacas soltos pelas ruas de Varginha. A Guarda Civil Municipal juntamente com o Setor de Zoonoses, atua para recolher e apreender esses animais.