Agente da GCM e estudantes de Direito levam palestra sobre bullying a escola estadual




Nesta sexta-feira (10/5), a Guarda Civil Municipal de Varginha e a Faculdade CNEC levaram até a Escola Estadual Antônio Correa de Carvalho, no bairro Mont Serrat, uma palestra educativa sobre bullying e suas consequências. A GCM Josilane e estudantes de Direito ministraram palestras para turmas da manhã e da tarde, totalizando cerca de 350 alunos.

A iniciativa da palestra foi dos alunos do 5º período do curso de Direito da Faculdade CNEC, em parceria com a GCMV, e integra um projeto acadêmico que visa a promoção dos Direitos Humanos. O objetivo do evento foi conscientizar os adolescentes e jovens contra a prática do bullying escolar e torná-los agentes transformadores da sociedade.



A agente da GCMV e os acadêmicos apresentaram diversas informações sobre o tema, cada vez mais discutido, porém, que ocorre a cada ano com mais frequência entres crianças e adolescentes. Como a escola é o local onde o bullying acontece na prática, a palestra prendeu a atenção dos estudantes. Os alunos também puderam participar com depoimentos e perguntas.

Além da palestra, foram distribuídos panfletos aos alunos e pais. Alguns estudantes também foram sorteados com camisetas sobre o projeto.



Estatísticas
No Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes é vítima frequente de bullying nas escolas. São adolescentes que sofrem agressões físicas ou psicológicas, que são alvo de piadas e boatos maldosos, excluídos propositalmente pelos colegas, que não são chamados para festas ou reuniões. O dado faz parte do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, dedicado ao bem-estar dos estudantes.

O relatório é baseado na resposta de adolescentes de 15 anos que participaram da avaliação. No Brasil, 17,5% disseram sofrer alguma das formas de bullying "algumas vezes por mês"; 7,8% disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos. Com base nos relatos dos estudantes, 9% foram classificados no estudo como vítimas frequentes de bullying, ou seja, estão no topo do indicador de agressões e mais expostos a essa situação.