Guarda Civil Municipal de Varginha tem novo diretor administrativo

Foi realizada nesta quinta-feira, 7 de março, a solenidade de posse do novo diretor da Guarda Civil Municipal de Varginha (GCMV), Orivaldo Mendonça Machado. A cerimônia, na sede da instituição, foi marcada por depoimentos dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo que ressaltaram a importância da autarquia para toda a população varginhense. Ele substitui Eduardo da Silva, que contribuiu com a GCMV com a experiência dos 33 anos de trabalhos prestados honradamente na Polícia Civil.

O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Eduardo Benedito Ottoni Filho – Dudu Ottoni, afirmou que “nós, vereadores, sabemos da importância da Guarda Civil Municipal para a nossa cidade; estamos juntos apoiando no que for necessário para que a Guarda continue no seu crescimento, pois temos visto várias ações positivas, principalmente na Praça Getúlio Vargas onde melhorou muito, pois passo diariamente e meu pai mora ali, assim como nas imediações da Igreja do Mártir São Sebastião”. Dudu sugeriu que haja mais divulgação do trabalho da Guarda.

Essa sugestão foi reforçada pelo vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo ao destacar que “muitas críticas são feitas injustamente, até de parlamentares do município querendo fechar a nossa Guarda que hoje é um instrumento que orgulha nosso município pelo trabalho que desempenha, pela importância no cenário da segurança da população, dos nossos bens públicos e outras tantas ações”. Vérdi declarou que quando esteve na Câmara, nos mandatos de vereador, inclusive presidente de 1997-2000 sempre defendeu e votou a favor da GCMV. “Mas sempre critiquei quando necessário e agora a crítica é para que divulgue mais todo esse importante trabalho, pois nós avançamos muito e obviamente avançamos muito em equipamentos, efetivos, segurança no aeroporto, viaturas, cursos e a inauguração dessa nova sede no Jardim Orlândia para atender melhor a população”. O vice-prefeito destacou que o novo diretor terá que desempenhar uma boa liderança e também uma gestão de qualidade.

Só nos dois primeiros meses desse ano, já são quase 3 mil ações desenvolvidas por um efetivo de 93 agentes. Em 2018, foram 14.603 registros, proteção de 115 prédios públicos, 04 veículos recuperados pelos nossos agentes, além de outras ações e 49 veículos removidos por falta de cartão da área azul. “Essa Guarda não trabalha?”, indagou o comandante Gerson Alves da Trindade, em seu depoimento. Ele afirmou que outras cidades vem atrás do exemplo de Varginha para implantar o modelo em seus municípios.

Em seu depoimento Eduardo da Silva garantiu que a GCMV é uma guarda de excelência. “Já rodei o interior e não existe Guarda Municipal com a estrutura que nós temos. É uma pena que algumas pessoas deveriam ter o conhecimento da importância da guarda e não tem; fico abismado, pois pessoas que deveriam valorizar a instituição - que é da cidade que protege o bem público, a população e não tem o reconhecimento”, disse.

O novo diretor Orivaldo Mendonça Machado afirmou que afirmou, que “os desafios frente a uma instituição do porte da GCM de Varginha são grandes, mas estarei fazendo o meu melhor, para termos uma cidade cada vez mais digna de se morar”.

Currículo do novo diretor:

Orivaldo Mendonça Machado, tem 47 anos, é brasileiro e casado.

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha – FACECA.

Concluindo os cursos de MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, ambas pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Funcionário público servidor da Guarda Civil Municipal de Varginha nomeado através de concurso público, desde 2004.

Antes da nomeação para Diretor Administrativo da GCM ocupava a função de Subinspetor, coordenando o Centro de Formação e também o Setor de Inteligência da Instituição.

Dentre os diversos cursos realizados por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, se destacam os de Planejamento Estratégico, Introdução a Atividade de Inteligência e Uso da Informação em Gestão de Segurança Pública.

Possui também o Curso de Inteligência Aplicada oferecido pela Agência Brasileira de Inteligência, ABIN, concluído no final de 2018.