HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO

A Guarda Civil Municipal de Varginha foi criada pela Lei Municipal nº 2.250/1992, proposta pelo então vereador Mauro Eugênio do Prado e sancionada pelo prefeito Antônio Silva. A GCMV foi organizada pelo prefeito Mauro Tadeu Teixeira, em 18 de Dezembro de 2003, através da Lei Municipal nº 4.003/2003, com um efetivo previsto para 100 guardas municipais, sendo que a primeira turma foi formada em 2004.

A GCMV possui também a incumbência de proteger o meio ambiente e de prestar apoio aos órgãos que com ela compõem o complexo de segurança pública, como as Polícias Federal, Civil e Militar, entre outras.

Suas responsabilidades foram acrescidas com o advento da municipalização do trânsito em Varginha. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o grupamento passou também a fiscalizar o trânsito nas vias públicas da cidade, orientando ciclistas, motoristas e pedestres, autuando os infratores da lei, na esfera de sua competência.

A instituição evolui junto com a cidade de Varginha, se adequando ao dia-a-dia de intensa movimentação de pessoas e veículos. Hoje a GCMV está voltada para os anseios da comunidade, integrando-se a ela através do Patrulhamento Preventivo, do Policiamento Comunitário e das Rondas Escolares, garantindo a paz e a proteção de vidas e bens da comunidade varginhense.

A sede própria da Guarda Civil Municipal de Varginha, inaugurada em dezembro de 2018, está instalada na Rua Dona Francisca, nº 19, bairro Jardim Orlândia. No novo Centro de Comando funcionam todos os departamentos da autarquia municipal, incluindo departamento administrativo, planejamento, processamento de ocorrências, financeiro, sala de treinamento e central de operações.

Esta última realiza os atendimentos a população e demais setores do Município, através dos telefones 153 e 3690-2714. A central de operações distribui as chamadas para as viaturas, via rádio, que trabalham em patrulhamento pela cidade, cuja divisão é feita em cinco setores, que abrangem o Centro e os quatros cantos da cidade.

A administração é divida em Direção e Setor de Assessoria Contábil/Administrativa, sendo ambos responsáveis pelo setor de Recursos Humanos, de Compras e Despesas, de Contabilidade, de Controle Interno, de Manutenção da Sede e de Almoxarifado.

A Central de Operações compreende o Centro de Comunicação – CECOM, o controle de Banco de Dados e o monitoramento eletrônico dos mais de 100 prédios públicos municipais, que se encontram munidos com o sistema de alarmes e cercas elétricas. A instalação e manutenção destes equipamentos ficam a cargo do Grupamento de Tecnologia da Informação – GTI.

A eficiência e a segurança propiciada pelo monitoramento contribuíram para diminuir os índices de violência e criminalidade em Varginha, chegando a quase zero o número de registro de ocorrências de invasão e danos a estes patrimônios.

O CECOM é o setor onde são atendidos os telefone 153 e 3690-2714, que recebe as chamadas (denúncias/solicitações) 24 horas ininterruptas e automaticamente as distribui para as viaturas, via rádio de comunicação. O CECOM também é responsável pela alimentação e controle do banco de dados de ocorrências, ações, projetos e serviços desempenhados pelas equipes da GCMV.

Já a Central de Monitoramento funciona diuturnamente acompanhando todos os acontecimentos nos prédios públicos munidos de sistema de alarmes. Este monitoramento é um projeto de sucesso realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Varginha, que foi implantado em 2009 e 2010.

O Setor Operacional é coordenado pelo Comando, pela Inspetoria e Subinspetoria, e consiste na efetiva realização das atividades legalmente atribuídas e desempenhadas, aplicação prática dos projetos criados ou apoiados pela GCMV, atendimento das solicitações a averiguações das denúncias, bem como os apoios aos demais órgãos municipais em eventos diversos e em atividades diárias desenvolvidas por cada um deles.