Ocorrência de violência doméstica pode ser registrada por aplicativo de celular


Vítimas de violência doméstica têm, desde abril deste ano, mais um importante canal para registrar ocorrências junto à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O serviço de registro de Boletim de Ocorrência (BO) foi disponibilizado no MG app Cidadão, aplicativo oficial do Governo de Minas. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS, com mais 70 serviços públicos para a população
 
Por meio do MG app, as vítimas também podem registar ocorrências dos crimes de lesão corporal, ameaça, vias de fato e descumprimento de medida protetiva. Além disso, ao fazer o registro, elas também podem solicitar medidas protetivas de urgência.
 
Para efetivar o boletim, a vítima não precisa comparecer, no primeiro momento, a uma delegacia, uma vez que os contatos serão feitos por canais virtuais informados no próprio registro. Atualmente, já é possível realizar o registro por meio da Delegacia Virtual, com link no site da Guarda Civil Municipal de Varginha.
 
No aplicativo os cidadãos também conseguem, entre outras funcionalidades, registrar ocorrência de perda de documentos e objetos, emitir atestado de antecedentes criminais e localizar delegacias e unidades de atendimento da Polícia Militar.
 
A iniciativa faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Seplag, por meio do programa Minas Atende, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O MG App Cidadão tem mais de 1 milhão de usuários e mais de 70 serviços disponibilizados. Para se registrar no aplicativo, o cidadão efetua cadastro unificado com o Governo Federal (www.gov.br).