Guarda Civil Municipal presta apoio à campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta terça-feira (24/03) à campanha de vacinação contra a gripe em Varginha. A novidade ficou por conta da inserção do estacionamento do Estádio Melão como posto de imunização, que funcionou no sistema drive-thru. A Guarda Civil Municipal prestou apoio, com equipes controlando entrada e saída de veículos e controlando a fila e o trânsito nos arredores.

A vacinação ocorreu também em outros cinco postos: Salão da Igreja Santa Rita (Canaã), PSF do Mont Serrat, PSF do Novo Tempo, Policlínica do Santana e Policlínica do Bom Pastor. Nestes locais, a vacinação foi em modo convencional. A GCMV se fez presente nestes locais, com passagens periódicas.

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacinação é destinada a idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde. Em Varginha, a estimativa é vacinar 13.460 idosos e 3.269 profissionais da área.

Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo COVID-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços prestados.

Próximas etapas
A partir do dia 16 de abril, será estendida aos professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Por fim, a partir do dia 9 de maio, começa a vacinação dos seguintes grupos: crianças de 6 meses a 6 anos; pessoas de 55 a 59 anos; gestantes; puérperas; portadores de doenças crônicas e outras condições especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.