Coronavírus: Prefeitura intensifica ações e realiza palestra aberta ao público

A Prefeitura de Varginha informa que, na próxima terça-feira (17/3), haverá palestra sobre o Coronavírus – Covid 19, às 8h, no auditório da Unifal. Esta é uma das ações da Comissão de Enfrentamento do Coronavírus que a Prefeitura montou tendo como presidente a enfermeira Roseane Souza e Silva, da Secretaria Municipal de Saúde.

As enfermeiras Gilmara Paiva e Alessandra Costa, respectivamente responsáveis técnicas da UPA e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH/Segurança do Paciente, vão falar ao público composto por enfermeiras, assistentes sociais da Prefeitura e também aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, estaduais e particulares. A palestra será aberta ao público.

O prefeito em exercício, Vérdi Lúcio Melo, afirma que a Prefeitura monitora diariamente a situação em Varginha do coronavírus, que passou a ser tratado com pandemia pela Organização Mundial de Saúde - OMS. “Neste momento o importante é o enfrentamento sendo que cada pessoa tem papel fundamental ao adotar medidas de prevenção e não há motivo para medidas extremadas, ressaltando que estão sendo seguidos os protocolos dos órgãos de competência que gerenciam a Saúde pública”, explica.

Desde os registros dos primeiros casos suspeitos - e que deram negativo para o coronavírus, a Prefeitura realiza um trabalho integrado que são ações conjuntas como reuniões onde são tomadas decisões e novas medidas. Não há cancelamentos de eventos públicos, porém o aconselhamento é para que pessoas com mais de 55 anos – que estão no grupo de risco de acordo com a OMS- evitaem aglomerações.

Unidades Escolares Municipais
Já a Secretaria Municipal de Educação afirma que tem feito um trabalho constante de higiene pessoal inclusive utilizando álcool gel e lenços umedecidos em todas os Centros Municipal de Educação Infantil – Cemeis/creches. A secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho, explica que “está desenvolvendo um trabalho constante com os pais e a comunidade em geral, por meio de diversos projetos desenvolvidos em todas as unidades escolares e a partir da próxima semana será programada, junto com os gestores escolares, a intensificação desses projetos”.

Vérdi Melo explica que a Prefeitura poderá tomar novas medidas sanitárias conforme o acompanhamento dos casos.