GMAT e Bombeiros atuam juntos para conter queimadas irregulares em Varginha





Na tarde desta segunda-feira (13/5), o GMAT – Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Varginha e o Corpo de Bombeiros trabalharam juntos para conter pelo menos 05 focos de queimada irregular em Varginha, entre os bairros Vila Floresta, Vila Morais e Três Bicas.

Os focos apareceram em uma extensa área de mata próxima à Rua Orminda Vasconcelos e também ao Mercado do Produtor. No momento das queimadas, a fumaça atrapalhou a visibilidade dos motoristas em algumas vias próximas. Moradores também reclamaram da dificuldade em respirar normalmente.



Os fatos foram registrados, sendo que os proprietários serão notificados sobre as queimadas irregulares. A prática de colocar fogo em terrenos baldios, pastos, matas ou em outros lugares configura crime, conforme artigo 250 do Código Penal (pena de 3 a 6 anos) e conforme artigo 41 da Lei 9605/98 (pena de 2 a 4 anos), além de multa.

Para denunciar queimadas e outros crimes ambientais, ligue para o telefone 153 da Guarda Civil Municipal de Varginha.



Queimadas
Com o início da época de seca, que vai de abril até setembro, o número de focos de queimada é crescente e preocupante. Elas podem começar por causa das intempéries da natureza, porém, o maior agente causador das mesmas é o homem. Às vezes, por distração, jogando pontas de cigarro na beira de matas, outras, por perpetuar técnicas de limpeza de pasto, usadas há décadas, sem o devido cuidado. O fato é que os efeitos causados pelos incêndios florestais são devastadores, provocando diversos danos ao ecossistema e às pessoas.