Guarda Civil Municipal realiza patrulhamento diário nas escolas municipais

As equipes da GCMV realizam diariamente, além do monitoramento do sistema de alarmes instalados em mais de 115 prédios públicos municipais, o patrulhamento preventivo e também ostensivo em parques e praças, com incursões de operações previamente agendadas, que contam com a utilização dos cães farejadores, o que tem resultado diariamente no encontro e apreensões de "drogas", armas brancas de diversos tamanhos e tipos e até mesmo em equipamentos suspeitos como balanças de precisão, sugerindo a uso das mesmas para o tráfico, além da condução de vários suspeitos.

De forma muito especial as equipes tem diuturnamente realizado rondas nas unidades  de educação, como escolas e Centros Municipais de Educação Infantil - CEMEIs, sendo que em algumas delas a rotina de realização de saídas e entradas escolares é previamente fixada semanalmente, conforme necessidade e históricos de ocorrências, sendo totalizado nos últimos 06 meses, 1214 registros envolvendo os atendimentos somente nas escolas municipais.

Outra forma de também obtermos um retorno muito positivo do nosso trabalho junto às escolas é procurar manter um contato direto nas mesmas promovendo palestras, participando de eventos diversos, realizando as saídas e entradas escolares e principalmente o patrulhamento preventivo diário efetivo em algumas delas, principalmente naquelas unidades que outrora foram locais de ocorrências diversas. Destacou o Diretor Mendonça.

Este atendimento nas escolas tem trazido muitos números positivos para a Instituição Guarda Civil Municipal, bem como para a Secretaria Municipal de Educação e de forma indireta para a própria Prefeitura, que tem sido poupada de despender gastos com reposição de material e móveis, que eram em anos anteriores danificados diariamente pelos alunos, como carteiras, cadeiras, vidraças, telhas e até material didático.

Hoje quase 100% das unidades educacionais do município são munidas de sistema de alarmes, que são monitorados diretamente pela nossa Central de Comunicação - CECOM, com isto temos tentado chegar quase que imediatamente nas escolas em que ocorrem os disparos do alarme, fazendo com que consigamos reduzir quase a zero os números de  ocorrências nessas unidades. Um exemplo recente disto ocorreu neste último final de semana, quando uma de nossas equipes deslocou imediatamente até a CEMEI, em que o agente do monitoramento detectou um disparo no sistema de alarme, e frustrou a tentativa de invasão do patrimônio. Salientou o Comandante Gerson.