Agente da Guarda Civil Municipal ministra palestra sobre bullying para crianças

A agente da GCMV, Josilane Souza, ministrou na manhã desta segunda-feira, 03 de setembro, uma palestra na Escola Mundo das Letras - SESI para alunos do ensino fundamental, com um tema muito atual “Bullying”, que vem sendo um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas e um desafio para educadores e pais.

O bullying tem origem na língua inglesa bully, que significa “valentão”, ou seja, é uma prática, infelizmente comum entre crianças, jovens e adolescentes dentro das escolas, onde um indivíduo ou um grupo escolhe como vítimas outros alunos que normalmente não possuem a capacidade de defender. Isso acontece quer seja por força física ou mesmo por timidez, impondo-se repetidamente a estes “frágeis alunos” formas de intimidação físicas ou verbais, algumas vezes vexatórias e humilhantes, chegando em alguns casos até mesmo a agressões físicas.

A atividade, que foi solicitada pela direção daquela escola, teve o objetivo de divulgar o que venha a ser esta prática e principalmente mostrar as tristes consequências que ela causa nas vítimas, como muito sofrimento, dor e também angústia.

As palestras da GCMV são preparadas com a preocupação de adequação dos temas para cada idade, ou seja, se forem crianças pequenas os temas são trabalhadas de forma mais lúdica e para os alunos maiores os temas são trabalhados com uma linguagem mais próxima possível da usual deles.