Varginha vai sediar 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais

Varginha vai sediar no dia 9 de dezembro o 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais. Com o tema “A Valorização das Guardas Femininas na Segurança Pública”, está será a primeira edição realizada em uma cidade do interior. O evento ocorrerá no Campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

Entre os temas debatidos no encontro estão: o aumento da violência doméstica, familiar e institucional contra a mulher; colete balístico para efetivo feminino: placa modular e ergonomia; e armamento para o efetivo feminino. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

A 4ª edição retoma os encontros presenciais, após um período de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19. As duas primeiras foram realizadas em Belo Horizonte, em 2018 e 2019. Já a 3ª edição ocorreu em 2020, de forma online. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link, até 5 de dezembro.

O 4º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Minas Gerais é uma realização da Guarda Civil Municipal de Varginha e da Prefeitura de Varginha, em parceria com o Centro de Mobilização. Também são parceiros do evento: Unifal-MG, Paróquia do Divino Espírito Santo, Conservadora Indaiaense, Perfumaria Radical, O Boticário e Mary Kay.

O Campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas, que irá sediar o evento, fica à Avenida Celina Ferreira Ottoni, nº 4000, no bairro Padre Vitor.

Natal Solidário
Juntamente com o encontro, a organização está realizando uma importante ação social. É o Natal Solidário, que está arrecadando entre as integrantes das Guardas Municipais e junto à comunidade, fraldas geriátricas tamanhos GG e XG, além de fitas micropore, gaze para curativos, entre outros insumos, que serão doados, para o Lar São Vicente de Paulo.

As doações podem ser entregues até o dia 9 de dezembro, no Centro de Comando da Guarda Civil Municipal de Varginha, localizado à Rua Dona Francisca, nº 19, bairro Jardim Orlândia, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

O LSVP, fundado há 88 anos, é uma entidade filantrópica cujo trabalho consiste no atendimento de idosos de ambos os sexos, em instituição de longa permanência, priorizando aqueles residentes em Varginha, que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social, que não possuam condições materiais ou físicas para prover sua subsistência e, preferencialmente, que não possuam família ou, se a possuem, ela não apresenta condições de oferecer ao idoso os cuidados necessários ao seu estado.