Combate ao Aedes Aegypti: GCM de Varginha recebe denúncias pelo telefone 153

O telefone 153 da Guarda Civil Municipal de Varginha é um dos canais que a população pode utilizar para fazer denúncias relativas à sujeira, acúmulo de lixo, água parada, entre outros, que possam contribuir para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, comprometer a saúde pública.

As denúncias recebidas pela GCM são repassadas ao GMAT – Grupamento de Meio Ambiente, que vai até os locais verificar a situação e atuar conforme a necessidade, e também são levadas até o Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura para que se tome as medidas cabíveis.

Outras formas de denunciar são pelo telefone 3690-2230 ou pelo email denguedenuncias@ varginha.mg.gov.br, ambos do setor da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha.

Mutirão da Limpeza
Uma iniciativa que vem surtindo bastante resultado no combate à dengue em Varginha é o Mutirão da Limpeza, mais conhecido como Mutirão da Dengue, que percorre semanalmente diversos bairros da cidade, recolhendo vários tipos de materiais inservíveis. A população deve ficar atenta ao cronograma do mutirão.

Nos dias que antecedem o Mutirão da Limpeza, ocorre panfletagem orientativa nas ruas do bairro escolhido. Os moradores devem retirar das casas, deixando nas calçadas no mesmo dia do mutirão, até 7h30 da manhã, materiais como móveis velhos, latas, vidros, metais, pneus, eletrodomésticos e eletroeletrônicos estragados, objetos que possam acumular água, dentre outros, exceto galhos de árvores e entulhos de construção.