Associação de GCMs lança projeto ''Guarda por Mim'' neste final de semana

Com o objetivo principal de preservar vidas, a Associação de Guardas Civis Municipais - AGCM, desenvolveu e vai lançar neste final de semana o projeto "Guarda por Mim". A entidade conta com a parceria da Guarda Civil Municipal de Varginha.

"Nossa missão é fomentar ações que diminuam os acidentes e seus impactos sociais. O Projeto "Guarda por Mim" tem como foco principal a orientação das crianças para tê-las como parceiras e fiéis fiscalizadoras de seus pais e outros adultos", afirmou a associação.

O lançamento do projeto ocorrerá juntamente com a abertura do "Maio Amarelo", neste sábado (15/5), às 10h30 no Parque Centenário. A proposta do evento é diminuir o número de acidentes com veículos causados pelo uso indevido do celular na direção e com os seguintes objetivos específicos:

- Conscientizar crianças e adultos a guardar o celular quando da condução de veículo
- Divulgar o artigo do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe o uso e manuseio de celular ao volante (Artigo 252, parágrafo único do CTB)
- Enfatizar a necessidade da Educação para o Trânsito conscientizando a sociedade de que o uso indevido de celular ao volante gera acidentes
- Evitar ou diminuir acidentes provocados pelo uso do celular enquanto na direção de veículos
- Evitar ou diminuir possíveis acidentes com pedestres vítimas de atropelamento devido ao uso de celular ao volante
- Evitar ou diminuir colisões e acidentes de pequena monta devido à distração pelo uso do celular

Conforme a coordenadora do projeto, a GCM Gilma Jardim, diretora educacional da AGCM, "somente sensibilizando a sociedade conseguiremos mudar o comportamento, e a atitude dos condutores quanto à não utilização do telefone celular durante a condução de seus veículos, a fim de diminuir o índice de mortes e acidentes devido ao uso de celular ao volante", afirmou.

Como será o lançamento?
O lançamento do projeto acontecerá com uma concentração de veículos e viaturas dos órgãos que trabalham diretamente com o trânsito, às 9h deste sábado (15/5) na Praça do ET, no Centro de Varginha.

De lá, todos sairão em carreta dirigida até o Parque Centenário com a abertura oficial do Projeto "Guarda por Mim" e a abertura do "Maio Amarelo", que marca uma profunda reflexão sobre a responsabilidade no trânsito. Foram convidadas Guardas Municipais de cidades da região.

"Após o protocolo oficial, às 10h30, os pais, todos com seus veículos estacionados em sistema "drive-thru", já no interior do parque, aguardarão que todos seus filhos (as) participantes customizem a seu critério e gosto, a Sacolinha da Vida", contou.