Guarda Civil Municipal de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

A GCMV MINISTRA PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

E-mail Imprimir PDF

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA CONTINUA MINISTRANDO PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

Uma equipe de agentes da GCMV, coordenada pela Subinspetora Josilane, continua realizando palestras em escolas, outros órgãos do município e também em empresas.

O público alvo vai desde crianças até adultos, que na maioria são pais ou profissionais das empresas ou setores do município. Durante os trabalhos são abordados vários tópicos relacionados aos temas. Destacam-se as consequências e os malefícios trazidos pela prática do bullyng e do cerol, já tidas como práticas criminosas. Já em relação ao Meio Ambiente, são feitos alertas quanto à importância de se iniciar imediatamente um trabalho de conscientização junto às crianças para que elas, num futuro próximo, possam se tornar adolescentes, jovens e adultos simpatizantes ou mesmo defensores da preservação do Meio Ambiente.

Durante as palestras, que duram em média 50 minutos, são aplicadas dinâmicas de grupo, brincadeiras e atividades que incentivam a convivência social pacifica, o respeito ao companheiro, a aceitação, a educação e principalmente a quebra de paradigmas culturalmente inseridos no meio social, como o preconceito às raças, cor, deficiências físicas, credo, estereótipos físicos, classes sociais e opção sexual.os alunos 

"O interessante é que os alunos acabam nos surpreendendo com atitudes inesperadas, como fizeram dois alunos da Escola Municipal jacy de Figueiredo - CAIC I, que ao final da palestra, cujo tema era o Cerol, vieram até mim e me entregaram metros e metros de linha com cerol" disse a subinspetora Josilane.

Para quebrar as rotinas das palestras e também para atender um número maior de crianças, que curiosamente viviam perguntando quais eram os outros trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal,  as portas da Sede foram abertas, onde  além de assistirem as palestras as crianças também conheciam como é gerido o trabalho dentro das instalações da GCMV. Os alunos passaram a ser recebidos em grupos, que após as palestras realizavam um tour pelas salas do imóvel, onde funciona a Sede Administrativa e Operacional da Guarda. 

alt alt

alt altalt 

 

 

Última atualização em Qua, 11 de Setembro de 2013 15:20  
  • Destaque
  • Mães Guardas Civis
  • Segurança Pública

Está Suspenso Processo Judicial que Limitava a Atuação da Guarda Civil Municipal de Varginha

News image

alt

Prefeito se reúne com diretor da Guarda Municipal para tratar da volta da corporação às ruas da cidade 

A reunião aconteceu essa manhã, 29/05, no gabinete do prefeito Antônio Silva, com a presença do diretor da Guarda Civil Municipal Tenente Jair Gabriel. O assunto em pauta foi o retorno da corporação às ruas após a derrubada da liminar que a impedia de atuar no trânsito da cidade. “Estamos traçando as novas diretrizes para a Guarda daqui para frente e a expectativa é que ela volte a trabalhar no trânsito dentro de no máximo 30 dias,” disse o prefeito.

A liminar que suspendia a Guarda Civil Municipal de Varginha a atuar no trânsito foi derrubada na tarde de terça-feira em sessão no Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte e agora aguarda decisão final do Supremo Tribunal Federal. Embora não tenha recebido oficialmente o despacho do TJMG o prefeito entendeu por bem já iniciar os trabalhos no sentido de viabilizar a volta da guarda ao trânsito da cidade, com as atribuições e competências que tinha quando de sua atuação.

“Embora tenhamos a presença da Polícia Militar nas ruas, temos muitos problemas com a fiscalização do trânsito, e agora, com as duas corporações nas ruas, cada uma dentro de suas atribuições, teremos mais segurança com um trânsito mais disciplinado”, destacou. O prefeito lembrou ainda da atuação da Guarda junto à Área Azul, na fiscalização do estacionamento Rotativo.

Hoje com um efetivo de 90 agentes, a Guarda Civil Municipal de Varginha foi criada em 2003 e atuou no trânsito até 2011, quando a pedido do procurador-geral de Justiça do Estado, Alceu José Torres Marques, ficou impedida de atuar nas ruas. Para ele, a lei municipal que regulamenta o trabalho da guarda municipal não está de acordo com as constituições mineira e federal e o trânsito seria função da Polícia Militar.

Além de atuar no trânsito a Guarda continuará com o monitoramento dos patrimônios públicos, incluindo das Fundações e Autarquias Municipais e com o Grupamento de Meio Ambiente que trabalha em sintonia com a Secretaria do Meio Ambiente em apoio direto ao CODEMA, ao setor de Fiscalização e Posturas, à Vigilância Sanitária e Zoonoses, como por exemplo na apreensão de animais de médio e grande porte que vagam pelas ruas, isso sem contar o Grupamento do Aeroporto, com vigilância diuturna, cumprindo os requisitos exigidos pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Fonte: http://www.varginha.mg.gov.br/component/content/article/25-noticias/11425-prefeito-se-reune-com- 

alt

Mães Guardas Civis Municipais de Varginha

News image

               MÃES GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE VARGINHA

        alt

                        As mulheres e mães da Guarda Civil Municipal de Varginha foram homenageadas em comemoração ao dia das mães.  A homenagem promovida pela Direção da instituição foi um reconhecimento pelo excelente, admirado e respeitado trabalho executado diariamente por estas mulheres admiravelmente profissionais, bravas guerreiras, fortes, determinadas e ao mesmo tempo mulheres muito sensíveis.

                       Parabéns à todas a mães agentes de segurança pública em especial as integrantes da Guarda Civil Municipal de Varginha.. 

                     alt

XIV FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

News image

altalt

 

A Guarda Civil Municipal de Varginha, participou   nos últimos dias 22 e 23 do XIV FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL, promovido pela CONGM, com o objetivo de criar políticas de fortalecimento as Guardas Civis Municipais em Minas Gerais.

                                         alt

O evento que foi realizado no Centro Universitário “UNA” em Belo Horizonte/ MG, contou com a presença de representantes de diversos municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e da Bahia contou também com a participação de diversas autoridades ligadas as Secretarias Municipais de Segurança Pública, do representante do Conselho Mineiro de prefeitos, de deputados estaduais, do ex-secretário de Defesa Social e da atual Secretária adjunta de Defesa Social, que na sua fala salientou a grande importância da Guarda Civil no Cenário da Segurança Pública a nível nacional.

                                       alt

Durante o evento foram apresentadas diversas palestras sobre o tema Segurança Pública Municipal, bem como exposição dos diversos trabalhos executados pelas Guardas Civis, ressaltando a sua contribuição para uma sociedade mais justa e segura.



Últimas Notícias e Ocorrências
article thumbnail
GCM DE VARGINHA PARTICIPOU DA VII MARCHA AZUL MARINHO EM BRASÍLIA-DF
10/06/2014
article thumbnail
Está Suspenso Processo Judicial que Limitava a Atuação da Guarda Civil Municipal de Varginha
30/05/2014
article thumbnail
Mães Guardas Civis Municipais de Varginha
27/05/2014
article thumbnail
XIV FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL
27/05/2014
article thumbnail
GCM E PARCEIROS PROMOVEM O DIA DAS CRIANÇAS E NATAL DA CASA LAR
09/01/2014
article thumbnail
GCMV APREENDE CÃO DA RAÇA PITBULL QUE ESTAVA ATACANDO OS PRÓPRIOS DONOS
03/01/2014
article thumbnail
GCM DE VARGINHA TEM REPRESENTANTE NA NOVA PRESIDÊNCIA DA AGENDA 21 LOCAL
23/12/2013
article thumbnail
GMAT DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA DEPAROU COM CAÇA ILEGAL DE AVES
13/12/2013
Mais Notícias e Ocorrências

Julho 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Total de Visitas

151185