Guarda Civil Municipal de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

A GCMV MINISTRA PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

E-mail Imprimir PDF

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA CONTINUA MINISTRANDO PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

Uma equipe de agentes da GCMV, coordenada pela Subinspetora Josilane, continua realizando palestras em escolas, outros órgãos do município e também em empresas.

O público alvo vai desde crianças até adultos, que na maioria são pais ou profissionais das empresas ou setores do município. Durante os trabalhos são abordados vários tópicos relacionados aos temas. Destacam-se as consequências e os malefícios trazidos pela prática do bullyng e do cerol, já tidas como práticas criminosas. Já em relação ao Meio Ambiente, são feitos alertas quanto à importância de se iniciar imediatamente um trabalho de conscientização junto às crianças para que elas, num futuro próximo, possam se tornar adolescentes, jovens e adultos simpatizantes ou mesmo defensores da preservação do Meio Ambiente.

Durante as palestras, que duram em média 50 minutos, são aplicadas dinâmicas de grupo, brincadeiras e atividades que incentivam a convivência social pacifica, o respeito ao companheiro, a aceitação, a educação e principalmente a quebra de paradigmas culturalmente inseridos no meio social, como o preconceito às raças, cor, deficiências físicas, credo, estereótipos físicos, classes sociais e opção sexual.os alunos 

"O interessante é que os alunos acabam nos surpreendendo com atitudes inesperadas, como fizeram dois alunos da Escola Municipal jacy de Figueiredo - CAIC I, que ao final da palestra, cujo tema era o Cerol, vieram até mim e me entregaram metros e metros de linha com cerol" disse a subinspetora Josilane.

Para quebrar as rotinas das palestras e também para atender um número maior de crianças, que curiosamente viviam perguntando quais eram os outros trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal,  as portas da Sede foram abertas, onde  além de assistirem as palestras as crianças também conheciam como é gerido o trabalho dentro das instalações da GCMV. Os alunos passaram a ser recebidos em grupos, que após as palestras realizavam um tour pelas salas do imóvel, onde funciona a Sede Administrativa e Operacional da Guarda. 

alt alt

alt altalt 

 

 

Última atualização em Qua, 11 de Setembro de 2013 15:20  
  • Destaque
  • Posse do Novo Comandante

Marco Regulatório das Guardas Municipais

 

 

Marco Regulatório das Guardas Municipais

 

Lei Nº. 13.022 - de 08 agosto de 2014 

 

 

Foi publicada na data de ontem a Lei 13.022/14 (Marco regulatório das Guardas Municipais) com o texto sendo sancionado pela Exma. Srª Presidenta da República na íntegra, ou seja, sem vetos ao projeto aprovado no Congresso Nacional. Segue link para conhecimento da Lei:

  http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/08/2014&jornal=1000&pagina=1&totalArquivos=4

                 Fonte:DEPRO/SENASP   / Coordenadoria dos Gabinetes de Gestão Integrada   /   Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça

 

 

 

POSSE DO NOVO COMANDANTE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA

News image

           POSSE DO NOVO COMANDANTE

DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA

 

alt

          Durante solenidade realizada esta manhã do dia 06, na sede do Tiro de Guerra de Varginha, o prefeito Antônio Silva empossou o novo comandante da Guarda Civil Municipal, Gerson Alves da Trindade, que assume o cargo pronto para trabalhar em conjunto com a guarnição, ao lado do então diretor da GCM, Tenente Jair Gabriel.

           Nascido em Três Pontas no ano de 1975, Gerson Alves da Trindade tem 39 anos, filho de Vicente Raimundo da Trindade e Conceição Alves Braga, entrou para o serviço público na Prefeitura de Três Pontas como contratado em  1998 na função de gari. Em 2000, após ser aprovado em concurso público, foi nomeado para função de técnico de manutenção e reparos efetivo, tendo exercido as funções de motorista de caminhão, motorista do programa PSF e motorista de ambulância. Em 2004 prestou concurso para a Guarda Civil Municipal de Varginha, sendo aprovado e nomeado em 11/04/2005.

          Graduado em Gestão Pública pela Uninter, Curitiba em 2012  e  Pós graduando em Gestão Pública Municipal pela  UFJF de Juiz de Fora MG, em junho de 2008 foi nomeado Subinspetor da Divisão Especial de Ações Preventivas, tendo sido novamente nomeado para o cargo Janeiro de 2009. Em 01 de Setembro de 2011 assumiu a função de Gestor de Resposta a Emergência Aeronáutica no Aeroporto Municipal e segurança aeroportuária. E em Janeiro de 2013 foi novamente nomeado Subinspetor Gestor de Resposta a Emergência Aeronáutica no Aeroporto Municipal e segurança aeroportuária, função que exerce até a presente data.

           Ao ser empossado o comandante GCM Gerson Alves da Trindade reafirmou o compromisso de trabalhar por uma Guarda mais fort5e e mais unidade. “ Não seremos eu, seremos nós, vamos trabalhar em conjunto, ouvir cada um, buscar propostas e coloca-las em pratica. Estamos aqui para o fortalecimento da Guarda Municipal. Queremos a população e Varginha tenha orgulho da nossa Guarda, que confie no nosso trabalho e possamos executa-lo em sua totalidade”, destacou.  

             Em seu pronunciamento o prefeito destacou a importância da nomeação do novo comandante para a Guarda, “uma escolha acertada, muito trabalhada até chegarmos aqui convictos de que será um nome que elevará a Guarda”.  Antônio Silva lembrou  ter sido a  GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA, ter sido criada em 1992, durante sua primeira gestão, tendo como principal objetivo a proteção dos bens, serviços e instalações do município, atuando de forma integrada com os demais órgãos de políticas sociais.

                   Participaram da solenidade o prefeito Antonio Silva, o Vice-Prefeito Vérdi Melo, o Secretário de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior, o Diretor da Guarda Civil, Tenente Jair Gabriel, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, 1º Sargento Gunther Morais, o Delegado Regional de Policia Civil, Dr. Eduardo da Silva, o Delegado Chefe da Polícia Federal, Dr. João Carlos Giroto, o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Giuvane Barbosa de Moraes, o Promotor de Justiça, Dr. Hamilton Santiago e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rômulo Ribeiro e o Cap PM Alexandre Garcia dos Reis, representantando o Comando do 24º BPMMG.

                                                    Guarda Civil Municipal

              A Guarda Civil Municipal de Varginha tem como autoridade máxima o Prefeito Municipal. Seu atual Diretor Administrativo é o Tenente da Reserva do Exército JAIR GABRIEL.  

             Tem como principal objetivo a proteção dos bens, serviços e instalações do município, atuando de forma integrada com os demais órgãos de políticas sociais.  

   Quanto à proteção dos bens, aproximadamente 100 (cem) patrimônios públicos, tais como, Escolas Municipais, creches, policlínicas, Programa de Saúde da família (PSF), são monitorados diuturnamente pela Central de Comunicação Telefônica – CECOM, localizada na Sede da Guarda Civil. 

  Além do monitoramento, existem bens com vigilância fixa, também diuturna, como a Prefeitura Municipal, Estação Rodoviária, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Bom Pastor. Além desta vigilância fixa diuturna, há vigilância fixa diurna, durante o expediente, em alguns bens, como por exemplo, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e vigilância fixa noturna, como na Secretaria de Obras Zoológico Municipal.  

  Dando cobertura a estes trabalhos, existem grupos de Patrulhamento dos patrimônios públicos e de apoio às Secretarias, Fundações e Autarquias Municipais; patrulhamento executado por viaturas e motocicletas.  

  Trabalho semelhante é executado por ronda de vigilância noturna. Há também o grupamento de Tecnologia e Informática, que cuida da instalação e manutenção de alarmes, além da manutenção e controle do Gabinete de Gestão Integrada do município. 

  O Grupamento de Meio Ambiente, trabalha em sintonia com a Secretaria do Meio Ambiente em apoio direto ao CODEMA, ao setor de Fiscalização e Posturas, à Vigilância Sanitária e Zoonoses, como por exemplo, na apreensão de animais de pequeno, médio e grande porte, que vagam pelas ruas.  

  O Grupamento de Bombeiros de Eródromo da Guarda Civil tem como atribuição salvar vidas, prevenir e combater incêndio nas instalações do sitio aeroportuário (hangares, posto de combustível, e qualquer construção que esteja dentro ou vir a ser construída no sitio aeroportuário), em aeronaves, vegetações, evitando danos e perdas de vidas e prejuízos ao patrimônio público.     

 

Fonte:http://www.varginha.mg.gov.br/component/content/article/25-noticias/13628-prefeito-antonio-silva-empossa-novo-comandante-da-guarda-civil-municipal



Últimas Notícias e Ocorrências
article thumbnail
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA APREENDE ENTORPECENTE COM TRÊS ADOLESCENTES EM PRAÇA DA CIDADE
19/05/2015
article thumbnail
GCM DE VARGINHA APREENDE 13 FRASCOS DO ENTORPECENTE CONHECIDO POR LANÇA PERFUME
15/05/2015
article thumbnail
GCM CONDUZ JOVENS POR USO E PORTE DE SUBSTÂNCIA SUSPEITA
13/05/2015
article thumbnail
HOMENAGEM AS MÃES GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS
12/05/2015
article thumbnail
POSSE DO NOVO COMANDANTE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA
06/05/2015
article thumbnail
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRESTOU APOIO NAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA EM VARGINHA
06/04/2015
article thumbnail
Guarda Civil Municipal de Varginha Resolve Problema de Cão Abandonado
06/04/2015
article thumbnail
Orientações sobre o comércio de LÂMPADAS FLUORESCENTES
16/03/2015
Mais Notícias e Ocorrências

Maio 2015
Dom seg ter qua qui sex Sáb
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Total de Visitas

216136