A GCMV MINISTRA PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

A GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA CONTINUA MINISTRANDO PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE BULLYNG, CEROL E MEIO AMBIENTE

Uma equipe de agentes da GCMV, coordenada pela Subinspetora Josilane, continua realizando palestras em escolas, outros órgãos do município e também em empresas.

O público alvo vai desde crianças até adultos, que na maioria são pais ou profissionais das empresas ou setores do município. Durante os trabalhos são abordados vários tópicos relacionados aos temas. Destacam-se as consequências e os malefícios trazidos pela prática do bullyng e do cerol, já tidas como práticas criminosas. Já em relação ao Meio Ambiente, são feitos alertas quanto à importância de se iniciar imediatamente um trabalho de conscientização junto às crianças para que elas, num futuro próximo, possam se tornar adolescentes, jovens e adultos simpatizantes ou mesmo defensores da preservação do Meio Ambiente.

Durante as palestras, que duram em média 50 minutos, são aplicadas dinâmicas de grupo, brincadeiras e atividades que incentivam a convivência social pacifica, o respeito ao companheiro, a aceitação, a educação e principalmente a quebra de paradigmas culturalmente inseridos no meio social, como o preconceito às raças, cor, deficiências físicas, credo, estereótipos físicos, classes sociais e opção sexual.os alunos

"O interessante é que os alunos acabam nos surpreendendo com atitudes inesperadas, como fizeram dois alunos da Escola Municipal jacy de Figueiredo - CAIC I, que ao final da palestra, cujo tema era o Cerol, vieram até mim e me entregaram metros e metros de linha com cerol" disse a subinspetora Josilane.

Para quebrar as rotinas das palestras e também para atender um número maior de crianças, que curiosamente viviam perguntando quais eram os outros trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal,  as portas da Sede foram abertas, onde  além de assistirem as palestras as crianças também conheciam como é gerido o trabalho dentro das instalações da GCMV. Os alunos passaram a ser recebidos em grupos, que após as palestras realizavam um tour pelas salas do imóvel, onde funciona a Sede Administrativa e Operacional da Guarda.

alt alt

alt altalt

Última atualização em Qua, 11 de Setembro de 2013 15:20
  • Destaque
  • Mães Guardas Civis
  • Segurança Pública

Marco Regulatório das Guardas Municipais

Lei Nº. 13.022 - de 08 agosto de 2014

Foi publicada na data de ontem a Lei 13.022/14 (Marco regulatório das Guardas Municipais) com o texto sendo sancionado pela Exma. Srª Presidenta da República na íntegra, ou seja, sem vetos ao projeto aprovado no Congresso Nacional. Segue link para conhecimento da Lei:

Fonte:DEPRO/SENASP   / Coordenadoria dos Gabinetes de Gestão Integrada   /   Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça

Mães Guardas Civis Municipais de Varginha

News image

MÃES GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE VARGINHA

As mulheres e mães da Guarda Civil Municipal de Varginha foram homenageadas em comemoração ao dia das mães.  A homenagem promovida pela Direção da instituição foi um reconhecimento pelo excelente, admirado e respeitado trabalho executado diariamente por estas mulheres admiravelmente profissionais, bravas guerreiras, fortes, determinadas e ao mesmo tempo mulheres muito sensíveis.

Parabéns à todas a mães agentes de segurança pública em especial as integrantes da Guarda Civil Municipal de Varginha..

XIV FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

News image

altalt

A Guarda Civil Municipal de Varginha, participou   nos últimos dias 22 e 23 do XIV FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL, promovido pela CONGM, com o objetivo de criar políticas de fortalecimento as Guardas Civis Municipais em Minas Gerais.

O evento que foi realizado no Centro Universitário “UNA” em Belo Horizonte/ MG, contou com a presença de representantes de diversos municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e da Bahia contou também com a participação de diversas autoridades ligadas as Secretarias Municipais de Segurança Pública, do representante do Conselho Mineiro de prefeitos, de deputados estaduais, do ex-secretário de Defesa Social e da atual Secretária adjunta de Defesa Social, que na sua fala salientou a grande importância da Guarda Civil no Cenário da Segurança Pública a nível nacional.

Durante o evento foram apresentadas diversas palestras sobre o tema Segurança Pública Municipal, bem como exposição dos diversos trabalhos executados pelas Guardas Civis, ressaltando a sua contribuição para uma sociedade mais justa e segura.