Guarda Civil Municipal de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

GPP - GRUPAMENTO DE PATRULHAMENTO PREVENTIVO

E-mail Imprimir PDF

GPP -  GRUPAMENTO DE PATRULHAMENTO PREVENTIVO


     O patrulhamento destina-se à ronda realizada em setores pré-definidos, podendo ser a pé ou motorizado. Construindo conjuntamente com a comunidade medidas preventivas de ações e operações  que viabilizem um nível satisfatório de segurança na utilização dos espaços públicos, definindo responsabilidades nos diversos níveis de competência.


FINALIDADES


     Conforme a Lei de Criação da Guarda Civil Municipal de Varginha n° 4003 / 2003, tem por finalidade proteger os Bens, Serviços e Instalações Municipais, através de ações preventivas, em concordância com o artigo 144, § 8º da Constituição Federal, onde a Guarda Civil Municipal, através de pessoal devidamente habilitado e uniformizado, exercerá as atribuições concernentes, oferecendo um nível satisfatório de segurança nas instalações, encaminhando e orientando as ocorrências contra a pessoa, patrimônio ou contra a administração pública municipal, apoiar a continuidade dos serviços públicos.

 

   Construir conjuntamente com a comunidade medidas de segurança e combinações para utilização com responsabilidade e normas definidas, os bens, serviços e instalações municipais, observando o princípio de que “segurança é responsabilidade de todos”.


MODALIDADES DE VIGILÂNCIA


    O sistema de vigilância utilizado pela Guarda Civil Municipal de Varginha separadamente ou em conjunto, após levantamento e avaliação de viabilidade técnica e estabelecido o tipo ideal de atendimento, é dividido em várias modalidades:


I – VIGILÂNCIA FIXA


     A vigilância fixa é a forma de atendimento caracterizado pela permanência integral do Guarda Civil Municipal no posto de serviço.


II – VIGILÂNCIA APROXIMADA


     A vigilância aproximada é a forma de atendimento caracterizada pela lotação do Guarda Civil Municipal em postos próximo, no qual efetua rondas a pé em horário predeterminado e permanente vigilância do próprio setor de trabalho.


III – VIGILÂNCIA ELETRÔNICA


     A vigilância eletrônica é a forma de atendimento caracterizada pela utilização de equipamentos eletrônicos, podendo ser:

  •    Sistema de Alarmes Eletrônicos
  •    Circuito Fechado de TV


IV – VIGILÂNCIA INTEGRADA


     A vigilância integrada é a forma de atendimento caracterizada pela utilização de duas ou mais modalidades de vigilâncias simultâneas.


V – VIGILÂNCIA MOTORIZADA (PATRULHAMENTO)

     A vigilância motorizada é a forma de atendimento caracterizada pela utilização de veículos, motos ou bicicletas do tipo patrulha e de patrulhamento periódico e sistemático, tendo como objetivo principal o apoio e presença constante. Atendimento ao sistema de alarmes eletrônicos e atendimento de ocorrências diversas fazendo com que se consiga uma maior sensação de segurança.


RESPONSABILIDADE


a) Das Ocorrências


     A Guarda Civil Municipal é o Órgão responsável de proteger, atender, orientar e encaminhar aos Órgãos competentes qualquer ocorrência de natureza contra a pessoa, patrimônio ou contra a administração pública, no interior dos patrimônios e nos casos de flagrantes.

b) Dos Registros

    A Guarda Civil Municipal efetuará os registros no Centro de Comunicações - CECOM de toda e qualquer ocorrência, sendo elas no interior ou nas imediações das escolas, com vigilância fixa ou eletrônica, além das ocorrências de natureza contra a pessoa, patrimônio e administração pública municipal, encaminhando-as para as autoridades competentes.


PATRULHAMENTO ESCOLAR     

       

  •    O Guarda Civil Municipal deve executar o serviço de proteção das unidades de ensino do município, tratando a todos com cortesia e educação, tendo especial atenção para com os alunos e seus pais, cativando-lhes a confiança e simpatia;
  •    A atuação do Guarda Civil Municipal deve desenvolver a imagem de educador, amigo e protetor;
  •   Proteger e orientar, garantindo a segurança física da comunidade escolar, contra ações externas de assaltos, vandalismos, perturbações da ordem, segurança individual e coletiva de todos, quando estiverem nas proximidades ou no interior da escola;
  •   O Guarda Civil Municipal deve impedir o acesso de pessoas não autorizadas durante a entrada dos alunos, convidando-os a sair das instalações da escola;
  •   Em situação de rixa, dano ou desordem no interior da escola, o Guarda Civil Municipal deve intervir apenas quando solicitado pela direção ou supervisão. Caso necessário efetuar o encaminhamento dos envolvidos aos órgãos competentes;
  •   Nos períodos de inicio e termino de turno escolar, o Guarda Civil Municipal deve permanecer preventivamente em local visível, no acesso principal ou no centro do pátio da escola onde todos devem visualizá-lo;
 

Total de Visitas

478444