O CURSO DE FORMAÇÃO DA 6ª TURMA DA GCM DE VARGINHA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO

O CURSO DE FORMAÇÃO DA 6ª TURMA DA GCM DE VARGINHA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO

Após a aula inaugural no dia 01/12, a Guarda Civil Municipal de Varginha-MG, através da Divisão de Ensino e Treinamento, em parceria com o Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), deu início ao Curso de Formação da 6º Turma de Agentes da GCM, na manhã de segunda-feira (4/12), na Cidade Universitária.

A grade curricular do curso é composta das seguintes disciplinas: Desenvolvimento de Pessoas, O Papel das Guardas Municipais, Legislação, Português Instrumental, Gestão Integrada à Segurança Pública, Ética e Cidadania, Apropriação do Espaço Público, Ordem Unida, Educação Física, Segurança Patrimonial, Noções Básicas de Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Uso Legal e Progressivo da Força, Comunicação e Gerenciamento de Informação, Defesa Pessoal, Direitos Humanos, Prevenção e Combate a Incêndios, Ordenamento de Trânsito, Técnicas e Procedimentos Operacionais, além de atividades extra classe e estágio supervisionado.

A aula de Desenvolvimento de Pessoas, ministrada pela Instrutora Edna Aparecida Custódio, iniciou oficialmente o curso, focando em temas como Conhecimento de Valores, Desenvolvimento de Competências, Motivação, Planejamento de Carreiras, Liderança e Comportamento em Equipe.

Entre as atividades da primeira semana do Curso de Formação da 6º Turma de Agentes da GCM, os alunos-guardas tiveram uma experiência muito interessante: a simulação de um tribunal. O trabalho ocorreu durante a aula de Legislação, com a professora Mayara Gabriela Lourenço, do Unis-MG.

Na manhã do sábado (9/12), os alunos da 6ª turma do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Varginha tiveram o primeiro contato com a população. Parte de turma participou de blitz educativa, em um evento realizado pelo Codeva (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha), com panfletagem, cuja mensagem era: “As vagas exclusivas para pessoas com deficiência estão presentes em estacionamentos particulares e vias públicas, e foram criadas para facilitar a mobilidade dessas pessoas, proporcionando acessibilidade às mesmas”. O evento faz parte das atividades desenvolvidas pelo Varginha Acessível - 2018, cujo tema  será “Eu curto a inclusão social”.

Fonte: G-5 da 6ª Turma